Dicas

COMO BALANCEAR VENTILADOR DE TETO

Descubra como balancear ventilador de teto e outras dicas

Seu ventilador de teto não está funcionando como quando era novo? Calma! Talvez não seja a hora de trocar ainda. Em pequenos detalhes, você verá como deixar seu ventilador novinho em folha, e sem correr perigo de acidentes.

Sim, sem a devida manutenção um ventilador de teto pode acarretar no desalinhamento, e futuramente, chegar a cair. Veja agora dicas especiais para evitar qualquer eventualidade:

  • BalanceamentoO primeiro passo é checar se os parafusos das garras estão devidamente firmes. Caso não estejam — porque é até normal que se soltem um pouco com o tempo — rosqueie novamente com ajuda de alguma ferramenta, como chave de fenda ou de rosca.

    Em seguida, com auxílio de uma régua ou trena, meça a distância da ponta de uma das pás até um ponto fixo do teto e repita a ação com as demais. Se houver diferença de distância entre elas, o balanceamento é necessário. Então, escolha uma das medidas e calibre todas iguais.
  • Ventilador que produz barulhoSe ao analisar, foi constatado que o barulho produzido não é do vento, é preciso averiguar de onde vem o ruído. Para isso, veja se os parafusos estão apertados como pede a instrução do ventilador na grade e no bico de polia. Ainda na grade, verifique também se as pás estão encostando nela.
  • Ventilador de teto que bambeiaPrimeiro desligue a eletricidade do ventilador (ou interruptor). Em seguida, avalie se os parafusos das pás estão apertadas. Depois teste o ventilador, às vezes, o problema é solucionado nesta etapa.
    Se não for o caso, com o auxílio de pesos de equilíbrio de pás — encontrados em lojas de construção ou utilidade doméstica — coloque em uma das pás e ligue o ventilador novamente, a fim de identificar qual pá está causando o problema.
    Ao encontrar a pá problemática, coloque um grampo também e ligue o ventilador, em instante a falha deve parar.

Limpeza do ventilador de teto

Pegue uma fronha seca, coloque uma pá dentro dela e deslize o pano em sua direção, de forma que puxe a sujeira para a parte de baixo da fronha. Repita a ação com todas as pás. Jogue a sujeira acumulada no lixo, umedeça a mesma fronha com água e repita o processo. É indicado o uso da fronha, porque assim impede que a sujeira caia sobre quem está limpando ou no chão, acumulando dentro dela mesma.

Como instalar ventilador de teto

Caso tenha interesse em comprar um ventilador, dê uma olhada neste artigo sobre como instalar ventilador de teto e faça a instalação de forma segura, porém rápida e sozinho.

Para se manter informado sobre ventiladores, climatizadores e produtos similares, confira o site da Cia do Vento e não perca nossas promoções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *