Ventiladores de teto residenciais: Saiba como limpá-los em segurança

Os ventiladores de teto residenciais necessitam de uma limpeza constante para que seja possível evitar o acúmulo de sujeiras prejudiciais à saúde das pessoas e aos próprios equipamentos.
Como são instalados para ventilar a partir do teto, muitas pessoas tendem a esquecer de higienizá-los. No entanto, é preciso tomar os devidos cuidados para que seja possível usufruir dos seus benefícios.
O que usar para limpar os ventiladores de teto residenciais
O primeiro passo é se certificar que os ventiladores de teto não estejam em contato com a energia elétrica. Em hipótese alguma manipule qualquer tipo de aparelho se não estiver desligado e sem o contato com a corrente elétrica, essa precaução previne a maioria dos acidentes.
Depois, utilize uma escada para alcançá-lo. Você vai precisar também de:
- Pano macio.
- Água
- Sabão neutro.
Passe o pano seco para remover a sujeira mais espessa. Em seguida, umedeça o pano com a água e o sabão. Não precisa encharcá-lo, úmido já é o suficiente. Enxague o pano para remover o sabão. Agora, com o pano apenas úmido, remova o sabão que ficou no ventilador. Quando finalizar esse processo, espere o aparelho secar completamente para utilizá-lo.
Limpar o ventilador sem o uso de escadas
Seja por medo de altura ou por pensar em algo mais prático, a limpeza do ventilador também pode ser realizada através do uso de escovas próprias para higienizá-lo.
Como essas escovas têm cabos mais longos, torna o trabalho com os ventiladores mais fácil e sem a necessidade de utilizar as escadas.
Tanto o primeiro método quanto o segundo contribuem para que o equipamento de ventilar possa ser utilizado em segurança e sempre limpo.
Frequência de limpeza
O ideal é que os ventiladores de teto sejam limpos ao menos duas vezes por mês. Isso inclui os meses em que não sejam utilizados (os mais frios), principalmente.
É quando as temperaturas estão mais baixas que temos a tendência de esquecer o ventilador de teto. No entanto, a manutenção deve ser feita periodicamente para evitar tanto o acúmulo de poeira quanto de sujeiras.
Separe ao menos uma vez por semana para realizar uma limpeza adequada do seu ventilador de teto.