Bem vindo a Cia do Vento
16 ANOS DE EXPERIÊNCIA

Sistema de exaustão para cozinha industrial

Para manter o ambiente de uma cozinha industrial em perfeito estado e dentro das condições de utilização, ventilação e conforto, principalmente, térmico, é preciso um bom sistema de exaustão para cozinha industrial.

Afinal, além do conforto, esse sistema de exaustão também oferece segurança para quem trabalha em cozinhas profissionais, pois elimina até mesmo gases tóxicos que podem colocar os funcionários em risco.

Essas questões de segurança ainda são exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que regulamenta exatamente todos os pontos que devem ser observados para a instalação dos aparatos da cozinha industrial. Confira abaixo na matéria!

O que é um sistema de exaustão para cozinha industrial?

O sistema de exaustão para cozinha industrial pode ser definido como um conjunto de dispositivos próprios para a realização do arejamento adequado, troca de ar e revisão da temperatura correta do ambiente.

Esse projeto de captação e renovação de ar visa a instalação de exaustores, coifas, damper e rede de dutos, com o objetivo de fazer com que o ar tenha condições e seja levado a área externa do local.

Qual a importância desse sistema de exaustão de ar?

Imagine que em um ambiente de cozinha industrial muitos odores são emitidos constantemente. E, por vezes, esses odores deixam o ar poluído e tóxico. Esse volume de ar fica acumulado no local e faz até mesmo com que o clima se altere.

Esse tipo de situação pode afetar o bem-estar e acarretar incidentes um tanto quanto graves de trabalho. Portanto, o sistema de exaustão é extremamente importante na segurança e até mesmo para aumentar a vida útil dos equipamentos.

O que diz a norma técnica?

A norma que regula toda a implementação do sistema de ventilação e exaustão de cozinhas profissionais é a ABNT NBR 14518.

Segundo o artigo 4 da norma técnica, em ambientes de produção alimentícia de maneira industrial, há diversos equipamentos que emitem calor, vapores e gordura, tais como fogão, chapas de aço e fornos. Portanto, esses odores devem ser captados de maneira contínua.

Entre os equipamentos citados para a captação e tratamento do ar, a norma sugere:


Equipamentos para o sistema de exaustão para cozinhas industriais

Entre os diversos recursos citados e todos os que estão presentes na norma técnica, confira os seguintes equipamentos que são essenciais e podem dar início ao seu sistema.

Coifa: Também chamado de captor, é o principal do sistema de exaustão e fica instalado em cima dos equipamentos de preparo alimentício. São extratores de gordura e auxiliam na limpeza do ar.

Exaustor: Existem diversos modelos de exaustores de ar, sendo que sua principal missão é empurrar o ar e fazer com que o que está dentro do ambiente saia, fazendo a renovação do ar.

Veja em nosso site os exaustores disponíveis.

Rede de dutos: São principais condutores de ar e também auxilia na prevenção de incêndios.

Damper: O damper corta fogo é utilizado como principal equipamento contra incêndios e é instalado em conjunto à rede de dutos para a segurança do ambiente.

Como instalar um sistema de exaustão para cozinha profissional?

A instalação deve seguir as normas indicadas acima e, principalmente, de preferência ser realizada por um profissional capacitado. Somente dessa forma é possível impedir problemas na implementação, além de graves acidentes.

Portanto, avalie os equipamentos e contrate um especialista. A Cia do Vento pode auxiliar você nessa busca. Fale conosco e adquira os melhores exaustores, ventiladores e outros recursos para o seu sistema de exaustão para cozinha industrial.

Entre em contato agora mesmo!

 

 

 

Você pode pagar com