Bem vindo a Cia do Vento
16 ANOS DE EXPERIÊNCIA

Como instalar ventilador de teto com rapidez e segurança

O verão se aproxima e como instalar ventilador de teto se torna uma dúvida frequente. Antes de desfrutar do frescor e da circulação de ar proporcionada pelo produto, é necessário instalá-lo da forma correta.

Preparamos um guia básico para você saber como instalar ventilador de teto com segurança e algumas dicas essenciais para um trabalho mais rápido e prático. Continue a leitura e aprenda tudo sobre a instalação de ventilador de teto.

Como instalar ventilador de teto

Antes de aprender como instalar ventilador de teto, é importante conhecer um pouco mais sobre esse equipamento para adquirir o modelo apropriado para suas necessidades.

Os ventiladores de teto podem ser para uso residencial ou comercial, e são diferenciados principalmente pela estética e potência. Além disso, a escolha do aparelho ideal deve considerar a área total do ambiente a ser resfriada e a ajuda de um especialista é importante neste momento.

Com o equipamento certo em mãos, vamos aos passos para aprender como instalar ventilador de teto. Antes de começar, desligue a chave geral de energia elétrica do imóvel e prepare a área de instalação.

Precauções antes de instalar o ventilador de teto

 

Faça a medição do local ideal para o aproveitamento da potência do equipamento e se certifique que o teto suporta o peso do ventilador. Na medição, também considere o tamanho das pás, a distância das paredes e a altura em relação ao chão. Informações referentes à potência, diâmetro e peso variam de acordo com o produto e devem constar nas especificações técnicas e no manual. Leia sempre com atenção!

Ferramentas para instalar um vetilador de teto

O espaço já está preparado. Agora você deve separar as ferramentas necessárias para instalar ventilador de teto.

Confira a lista:

- Alicate descascador de fios;

- Alicate universal;

- Chave Philips;

- Chave de fenda;

- Escada;

- Fita isolante ou conectores;

- Furadeira;

- Multímetro;

- Parafusos e buchas;

- Passa fios;

- Trena.

Guia para instalação de ventilador de teto 

Tudo pronto para instalar ventilador de teto? Siga os passos a seguir e saiba como instalar ventilador de teto de uma forma fácil e segura!

Passo 1 - Preparação

No geral, os ventiladores exigem fiação para o motor, as lâmpadas e um fio-terra. Verifique se todos já estão instalados e, com o auxílio do alicate, descasque as pontas. Caso seja necessária a instalação de mais alguma fiação, a dica é usar um passa fios para facilitar o processo.

Passo 2 – Montagem

Com a fiação preparada, você já pode montar o ventilador. Cada equipamento possui um processo de montagem diferente, portanto sempre leia o manual de instruções com atenção. No caso de como instalar ventilador de teto Ventisol, a indicação é iniciar a montagem com as pás utilizando parafusos e porcas para fixação.

O passo seguinte para o equipamento da marca, é a montagem do lustre. No geral, as partes mais frágeis, como as lâmpadas, são colocadas já com o ventilador instalado no teto.

Passo 3 – Ligação dos fios

Muita atenção, pois é o momento de ligar a fiação das lâmpadas, do ventilador e do lustre. Os fios devem sair na base. Em seguida, passe os fios do motor e do soquete pela haste. Com a estrutura pronta.

Passo 4 - Instalação

Com a ajuda da furadeira, prepare o teto para fixar o suporte do ventilador. Ligue os fios do equipamento com os do teto e proteja com fita isolante. Com o suporte fixado no teto e os fios conectados, você está perto de saber como ligar ventilador de teto.

Passo 5 - Finalização

Liguei os fios na chave de controle, substituindo o interruptor padrão por ela. Lembre-se de proteger a fiação com a fita isolante.

Instale as lâmpadas e o lustre no ventilador. Confira todos os parafusos e o alinhamento das pás. Verifique se todas as instruções do manual foram executadas. Pronto! Pode realizar a ligação do ventilador de teto e aproveitar!

Com as dicas certas, aprender como instalar ventilador de teto fica muito mais fácil, se tiver dúvidas, não hesite em pedir orientações aos profissionais.

Leia também:

Como instalar um ventilador de parede com eficiência 

Você pode pagar com