Bem vindo a Cia do Vento
16 ANOS DE EXPERIÊNCIA

Como instalar um ventilador de parede com eficiência

Se você deseja saber como instalar um ventilador de parede precisa ler este artigo e entender o passo a passo para usufruir do produto em segurança.

Sabemos que ter um ventilador para parede é garantir que haja uma correta circulação de ar, além de promover um local mais agradável para a realização de diferentes atividades.

Vamos te explicar sobre a instalação de um dos ventiladores mais procurados, o Ventisilva.

Montagem de um ventilador de parede

Inicialmente, você precisa montar o ventilador, o que exige uma sequência lógica. Para não errar, siga as orientações abaixo.

Comece pelo suporte, que precisa ser fixado com três buchas e três parafusos. É necessário fixar a canopla no braço de suporte, bem como inserir a grade traseira com o uso de dois parafusos no motor.

Dica útil: O gancho de fixação precisa ficar sempre para cima.

Hélice

Todas as hélices precisam ser encaixadas no eixo do motor para que possam fornecer a ventilação corretamente.

A fixação com a porca deve ser por meio de um rosqueamento anti-horário.

Grades

O ventilador vem com travas de fixação da grade traseira que devem ser utilizadas para fixar a grade dianteira. Lembre-se também de que as dez travas precisam ser inseridas em todas as travessas.

Escolha da tensão

A não mudança de tensão pode ocasionar em queima do aparelho. Para que isso não aconteça é de suma importância que você vire a chave do aparelho para 127 V ou 220 V, a depender da tomada em que será ligado.

Suporte do ventilador

Depois de montar o ventilador, o coloque no suporte apropriado por meio de um parafuso com duas arruelas e da porca.

Atente-se ao furo que precisa fazer na parede com o uso da broca. Ele deve ser de 5 mm, o suficiente para encaixar as duas buchas e realizar o encaixe de dois parafusos.

Outra dica: A distância entre a parede e a cabeça do parafuso deve respeitar o espaço de 6 mm.

Dicas de como instalar um ventilador de parede em segurança

Todos os procedimentos que citamos acima precisam ser feitos sem que haja nenhum risco à sua integridade física. Por este motivo, nunca tente instalar o ventilador com as mãos molhadas, pois há riscos de choque.

Observe onde deseja instalá-lo. Em hipótese alguma o coloque em ambientes que sejam passagem de água, bem como estejam muito próximos de cortinas e persianas.

Tomada

Dê preferência para conectar o ventilador diretamente na tomada. Evite o uso de benjamins/extensões. Essa prática comum em muitos lares brasileiros é perigosa por ser capaz de sobrecarregar os aparelhos.  

Leia também:

Tipos de ventiladores e suas funcionalidades

Você pode pagar com