Bem vindo a Cia do Vento
16 ANOS DE EXPERIÊNCIA

Como Escolher Ventilador De Teto — Melhores Dicas

A procura por ventilador sempre aumenta no verão — e os preços também — e há quem não goste dele, mas não nega sua utilidade. Agora, caso você esteja querendo comprar e não sabe como escolher um ventilador de teto, nós vamos te dar uma mãozinha!

Veja como escolher um ventilador de teto

Algumas dúvidas esquentam a cabeça do consumidor na hora de escolher um ventilador. Seja por conta de preço ou modelo, há algumas observações importantes a fazer antes de realizar a compra.

Por isso, selecionamos as perguntas mais frequentes que recebemos, que podem solucionar suas dúvidas. Confira:

  1. Qual é a altura ideal para ventilador de teto?
    O ideal é que os ventiladores sejam instalados entre 2,4 a 2,7m de distância do chão. Abaixo dessa distância, pode causar acidentes. Uma pessoa mais alta com os braços levantados pode tocar nas pás em movimento e ferir-se. Além disso, caso o local tenha o pé direito alto, você pode contar com a ajuda de um extensor.
  2. Qual o consumo do ventilador de teto?
    Levando em consideração o consumo médio de 08h por dia, 30 dias por mês, o gasto em Kwh é cerca de 28,8. Caso não tenha ficado muito claro, um ventilador com potência de 100 watts, com o custo de $R 0,36 será $R 103/mês.
  3. Quais são as melhores marcas de ventiladores?
    Há marcas muito conhecidas no mercado que atendem a demanda de qualidade, como: Arno, Ventisol Wind, Spirit, VentiSilva, Aliseu e Venti-Delta. De qualquer forma, ainda é necessário analisar entre os concorrentes quais produtos trazem maior custo-benefício a sua necessidade.
  4. Qual deve ser a medida do meu ventilador de teto?
    Considere sempre o tamanho do espaço onde você deseja colocá-lo. Recomenda-se que a distância das pás não seja inferior a 50 cm de qualquer parede, e nunca a menos de 2,20m do chão. As hélices do ventilador devem ser proporcionais ao local onde será instalado, portanto, quanto maior o local, maior deve ser as hélices.

Confira mais atributos antes de fazer sua compra!

Agora que você já sabe como escolher um ventilador de teto, nós temos dicas especiais para que você fique totalmente satisfeito com a sua compra:

Iluminação

Caso seu ventilador tenha luminária, opte por usar lâmpadas compactas ou LED. A LED ilumina muito bem, além de ser mais econômica que uma fluorescente. Além disso, é preciso conferir se o ambiente aguenta a capacidade de lidar com a eletricidade puxada pela luz e pelo ventilador. Caso não seja suficiente, um novo circuito deve ser puxado para o local.

Nível de ruído

Aos que se incomodam com barulhos durante a noite — mesmo que mínimos — procure testar o ventilador em velocidade máxima por cerca de 3 minutos na loja antes de levar, e garanta que seu funcionamento esteja bom. Hoje em dia, a maioria dos modelos estão bem silenciosos, mas ainda há aqueles que podem gerar um desconforto ao cliente.

Consumo de energia

O selo Procel é o que indica ao cliente sobre a qualidade de um produto. As informações dirão seus níveis de eficiência. Na hora da compra, veja atentamente a letra A, quanto maior a barra deste ícone for, menor será o custo de energia elétrica.

Não deixe de consultar um eletricista se houver necessidade, e caso esteja atrás de promoções em ventiladores, bebedouros e afins, conte com Cia do Vento, que trabalha com qualidade e satisfação de seus clientes!

Você pode pagar com